O Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira (21/08) pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública, coloca a cidade de Sinop, como a mais competitiva de Mato Grosso, e a 3ª melhor cidade da região Centro-Oeste.
A cidade subiu 46 posições em relação ao ano passado, e demonstra o avanço da sustentabilidade fiscal e no funcionamento da máquina pública do município.
A gestão municipal foi avaliada com os indicadores de maior peso entre os critérios analisados.
Os indicadores decisivos são: inovação e dinamismo econômico (representa 16,1% da nota), sustentabilidade fiscal (10,2%) e o funcionamento da máquina pública (9,3%).
“Sem dúvidas é mais um reconhecimento de que a nossa gestão tem se tornado cada dia mais eficiente, e é isso que Sinop precisa para avançar, crescer e prosperar ainda mais. Já recebemos o prêmio Cidades Excelentes, que colocou Sinop entre as três melhores do país em governança, e em primeiro lugar no Ranking Siconfi, de qualidade da informação fiscal. Com tudo isso, quem ganha é o povo de Sinop”, destaca o prefeito Roberto Dorner (PL).
O salto na gestão de Sinop garantiu também o 4º lugar nacional no quesito Instituições, atrás apenas de São Sebastião (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Este critério avaliado representa o excelente resultado em pelo menos um dos dois pilares que compõem a dimensão (sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública).
No ranking nacional geral, a cidade está em 119º lugar na lista e também subiu 10 colocações no quesito Funcionamento da Máquina Pública, ficando na 17ª colocação, e subiu uma colocação em Sustentabilidade Fiscal, chegando a 6ª posição.
O objetivo do levantamento, é estimular uma competição entre as cidades para que os gestores municipais busquem melhorar os seus indicadores e serviços públicos, atraindo empresas, investimentos, e apoiando o desenvolvimento local.
Quando o assunto é a cobertura da atenção primária, Sinop subiu 48 posições e está em 1º lugar, com nota 100. No tema atenção pré-natal, saltou 68 posições e ocupa o 40º lugar entre as melhores do país.
A cidade avançou 171 posições no índice nacional no quesito Qualidade da Saúde, em comparação com o levantamento de 2023, e ocupa o 178º lugar. Já em relação a mortalidade por causas evitáveis, Sinop subiu 190 posições no ranking e ocupa a 95º colocação.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é voltado a apoiar os líderes públicos brasileiros em tomadas de decisões, com foco na melhoria de gestão das cidades.
A quinta edição analisou 404 municípios em todo o país, com população acima de 80 mil habitantes.
É composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações).
Fonte: Nortão Online