Mato Grosso se destaca em 2025 com a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1%, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (4,2%) entre os estados brasileiros, conforme as projeções do Banco do Brasil divulgadas recentemente. Esse crescimento é 1,9% superior à estimativa para o Brasil, que é de 2,2%.
O principal motor desse crescimento é o setor agropecuário, que deve registrar um aumento de 7,7%. O estado é um dos maiores produtores de soja do Brasil, com 12,3% de participação na produção nacional, ficando atrás apenas do Paraná (20,3%) e do Rio Grande do Sul (18,4%).
O consultor de política agrícola Thiago Rocha destaca que a boa performance no plantio de soja, associada ao clima favorável na primeira fase da safra, contribui para essa projeção positiva. Contudo, ele alerta que as chuvas intensas em janeiro podem atrasar a colheita da soja, afetando também a produção do milho. A previsão para a produção de milho em Mato Grosso, maior produtor nacional, é um recuo de 6,4%, devido à diminuição no rendimento médio da segunda safra.
No setor industrial, Mato Grosso também apresenta um bom desempenho, com uma estimativa de crescimento de 3,2%. Em 2024, o estado já havia registrado um avanço de 4,6%, sendo o segundo maior crescimento do país, atrás apenas do Pará (7,0%).
Com um desempenho consistente, Mato Grosso acumula um ganho de 9,3% em quatro meses consecutivos de crescimento, destacando-se como um dos estados mais dinâmicos da economia brasileira.