Anúncio

Cuiaba - MT / 17 de agosto de 2025 - 0:30

Zelenski e Trump marcam reunião para segunda em Washington

Líderes europeus a postos

Zelenski reiterou a importância de envolver a Europa – que, assim como o líder ucraniano, não estava presente na cúpula de sexta.

“É importante que os europeus estejam envolvidos em todas as etapas para garantir garantias de segurança confiáveis, juntamente com os Estados Unidos”, publicou no X.

Em declaração conjunta neste sábado (16/08), o Conselho Europeu – instituição que define as orientações políticas gerais da União Europeia – e líderes europeus se dispuseram a integrar as tratativas de paz.

“Os líderes saudaram os esforços do presidente Trump para interromper a matança na Ucrânia, encerrar a guerra de agressão da Rússia e alcançar uma paz justa e duradoura”, diz o comunicado, assinado pelos seguintes governantes: Emmanuel Macron (França), Giorgia Meloni (Itália), Friedrich Merz (Alemanha), Keir Starmer (Reino Unido), Alexander Stubb (Finlândia), Donald Tusk (Polônia), além de António Costa, chefe do Conselho Europeu, e Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

“Também estamos prontos para trabalhar com o presidente Trump e o presidente Zelenski em direção a uma cúpula trilateral com apoio europeu”, reforça o comunicado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 17 de agosto de 2025 - 0:30

LEIA MAIS