O setor de turismo em Mato Grosso gerou 3.023 novos postos de trabalho com carteira assinada de janeiro a novembro de 2024, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O número representou um aumento de 27,4% em relação ao total de vagas abertas durante todo o ano de 2023, quando foram gerados 2.371 empregos no setor, abrangendo áreas como alimentação, alojamento, arte, cultura e transporte de passageiros.
Os restaurantes, bares e similares lideraram a criação de empregos no turismo, respondendo por 63% dos novos postos de trabalho gerados em 2024. Somente no segmento de alojamento e alimentação, foram abertos 2.118 novos empregos, superando a marca de 2023, quando foram contratados 1.761 trabalhadores. Com isso, o número total de empregos no setor de alojamento e alimentação no estado subiu de 33.595 para 35.713 até novembro de 2024. A maior parte dos contratados são jovens entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo, sendo 1.468 mulheres e 650 homens.
Além disso, o setor de “Arte/Cultura/Recreação” também teve um bom desempenho, com um saldo positivo de 428 novos postos de trabalho, elevando o total de trabalhadores no segmento para 3.397, o que representa um crescimento de 14,41% em comparação ao ano anterior. No transporte rodoviário de passageiros, o número de vagas cresceu 172% em relação a 2023, com 456 novos postos criados em 2024.
O transporte aéreo também registrou um aumento, dobrando a quantidade de novas vagas criadas, com 21 postos em 2024, contra 11 no ano anterior.
O crescimento do turismo em Mato Grosso está diretamente relacionado ao aumento no acesso a crédito para os empreendedores do setor. Em 2024, o volume de recursos disponibilizados dobrou em comparação a 2023, com R$ 10,6 milhões em linhas de crédito oferecidas para atividades turísticas, contra R$ 5,3 milhões no ano anterior.
O setor de alimentação e bebidas foi o maior beneficiado, com R$ 4,2 milhões em crédito, seguido pelos meios de hospedagem, que receberam R$ 2,9 milhões, totalizando 67% do valor destinado ao turismo.
Felipe Wellaton, secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura, capacitação e promoção do estado em feiras nacionais e internacionais. “Esses números confirmam o fortalecimento do turismo como uma força econômica estratégica para Mato Grosso, gerando oportunidades, especialmente para jovens e mulheres. Nosso objetivo é consolidar o turismo como gerador de emprego e renda em todas as regiões do estado”, afirmou.