Anúncio

Cuiaba - MT / 27 de julho de 2025 - 12:43

Trump e aliados desrespeitaram 1 a cada 3 decisões judiciais contrárias ao governo, aponta jornal dos EUA


Trump entra em embate com juiz federal que tentou barrar deportação de imigrantes ilegais pra El Salvador
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus aliados desrespeitaram um terço das decisões tomadas por tribunais contra medidas do governo, segundo o jornal americano “The Washington Post”.
O Post analisou 337 processos movidos contra o governo desde que Trump retornou à Casa Branca e constatou que, até meados de julho, o republicano desafiou 57 dos 165 processos desfavoráveis a ele – quase 35%.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo os demandantes dos processos, os advogados do Departamento de Justiça e as agências que eles representam estão ignorando decisões, fornecendo informações falsas, deixando de entregar provas, contornando ordens judiciais discretamente e inventando pretextos para executar ações que foram bloqueadas.
As alegações contra o governo foram apresentadas em uma denúncia entregue ao Congresso no final do mês passado.
Especialistas jurídicos afirmaram que o padrão de conduta é inédito em qualquer governo presidencial e ameaça minar o papel do Judiciário como um freio a um poder Executivo.
O presidente Donald Trump
Jonathan Ernst/Reuters
Autoridades do governo Trump negam ter desafiado ordens judiciais, mesmo acusando aqueles que as emitiram de “tirania judicial”.
“Vimos um punhado de juízes de esquerda radical tentar anular os poderes legítimos do presidente”, já disse Trump, retratando falsamente os juízes que decidiram contra ele como sendo exclusivamente democratas.
Nesta segunda-feira (21), o porta-voz da Casa Branca Harrison Fields classificou juízes que decidiram contra o presidente como “esquerdistas” e disse que os advogados do presidente “estão trabalhando incansavelmente para cumprir” as decisões.
“Se não fosse pela liderança da Suprema Corte, o Poder Judiciário entraria em colapso, tornando-se um tribunal desonesto”, disse Fields em um comunicado.
source
Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 27 de julho de 2025 - 12:43

LEIA MAIS