Anúncio

Cuiaba - MT / 1 de agosto de 2025 - 18:15

Trump critica Zelensky por se negar a reconhecer anexação russa da Crimeia

“Acho que temos um acordo com a Rússia. Temos que chegar a um acordo com Zelensky”, disse Trump mais tarde a jornalistas na Casa Branca. “Pensei que poderia ser mais fácil tratar com Zelensky. Até agora, tem sido difícil”, acrescentou.

As criticas ao presidente ucraniano ocorreram quando emissários de Washington, Kiev e países europeus concluíam uma reunião para buscar uma saída para a guerra na Ucrânia, que a Rússia invadiu em 2022 depois de ocupar a Crimeia, em 2014.

Antes da mensagem de Trump, seu vice-presidente, JD Vance apresentou a visão dos Estados Unidos para um acordo de paz, no qual a Rússia manteria áreas da Ucrânia já ocupadas, inclusive a Crimeia.

Zelensky disse, em entrevista ao jornal Wall Sreet Journal, que ceder a Crimeia violaria a Constituição ucraniana.

Isto provocou a reação de Trump, que acusou Zelensky de adotar uma posição “muito prejudicial para as negociações de paz com a Rússia”.

“Estas declarações inflamatórias como as de Zelensky dificultam a resolução dessa guerra”, publicou Trump na Truth Social. Se a Ucrânia “quer a Crimeia, por que não brigou por ela há onze anos, quando foi entregue à Rússia sem que um único tiro tenha sido disparado?”, questionou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 1 de agosto de 2025 - 18:15

LEIA MAIS