Em reunião nesta segunda-feira (4), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e Ministério Público do Estado (MPE-MT) trataram da capacitação de cuidadores de alunos com necessidades especiais no estado. Os profissionais têm papel fundamental na inclusão, garantindo a adaptação ao ambiente escolar.
“Avanços no sentido de identificar a necessidade de capacitação dos profissionais. O MP vai desencadear uma ação junto às escolas e o TCE vai fazer ampla capacitação voltada a estes profissionais abrangendo todos os municípios de Mato Grosso”, disse o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.
Ao lado do conselheiro Sérgio Ricardo, o presidente também falou sobre a recente suspensão do serviço pela na rede municipal de Cuiabá ao procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Júnior e ao coordenador do Centro de Apoio Operacional De Educação do MPE-MT, Miguel Slhessarenko Júnior.
Por meio de decisão singular do conselheiro Sérgio Ricardo, a Corte de Contas determinou que o atendimento aos estudantes com deficiência fosse mantido, mesmo sendo necessária a realização de uma contratação emergencial até que fossem sanadas as irregularidades encontradas.
Para o procurador-geral, a Corte de Contas vem cumprindo com sua missão institucional sem causar qualquer tipo de prejuízo à população. “De fato foi o que aconteceu, viemos aqui empenhar nosso apoio ao Tribunal e Colocar à disposição para trabalhar sempre em parceria.”
No mesmo sentido se pronunciou o coordenador do Centro De Apoio Operacional De Educação do MPE-MT, Miguel Slhessarenko Júnior. “A decisão visou garantir a lisura do processo e isso não compromete de forma alguma a prestação de serviço, que deve ser contínua. Esse também é o entendimento do Ministério Público.”
Secretaria de Comunicação/TCE-MT