Como previsto pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas áreas das regiões Sul e Sudeste do país tiveram geadas na madrugada desta quarta-feira (13), com temperaturas abaixo de zero, devido à massa de ar de origem polar que está sobre a região.
O município com a menor temperatura registrada foi Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, com -5,1ºC. Ali perto, ainda fez -4,2ºC em Painel, -2,8ºC em São Joaquim, -2,7ºC em Urupema, e -1,5º em Urubici.
Na serra gaúcha, nas cidades de Soledade e Pinheiro Machado, os termômetros marcaram mínimas de -1,6ºC. São José do Ouro, fez -0,7ºC, e em Capão Bonito do Sul, -0,4ºC.
O Paraná também teve amanhecer de temperatura abaixo de zero nas suas áreas mais elevadas, como Palmas, onde fez -3,9ºC. Em São Mateus do Sul, a mínima foi de -0,2ºC.
Já na serra da Mantiqueira, no Sudeste, o ponto mais frio foi registrado na estação do Posto Marco Antônio Moura Botelho, no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, com -3,4ºC.
Em São Paulo, a menor temperatura foi observada na estação da Vila Inglesa, em Campos do Jordão, com -1,6ºC. Em Bom Sucesso do Itararé, na divisa com o Paraná, o frio chegou a -1,2°C. Na capital paulista, a menor marca ocorreu na estação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura em Parelheiros, com 4,3ºC.
Outro ponto que segue com geada e temperaturas negativas é Monte Verde, no sul de Minas Gerais, onde os termômetros marcaram -0,3ºC às 7h.
Segundo o Inmet, a massa de ar polar deve perder força nos próximos dias. No entanto, ainda é possível ocorrer geadas em algumas áreas de serra do Sul, e o frio deve continuar pelo menos nas madrugadas.