Anúncio

Cuiaba - MT / 21 de novembro de 2024 - 12:20

Primeira-dama de MT vistoria instalações do programa Ser Criança em Poconé

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, vistoriou nesta segunda-feira (30.01) as instalações do programa Ser Criança no município de Poconé, e alinhou os últimos detalhes para a inauguração do espaço.

Gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o projeto, criado pela Lei Nº 11.445/2021, funcionará em Poconé como um programa piloto, ofertando atividades de estimulação cognitiva para crianças de 4 a 12 anos, como aulas de música, artes, dança, esportes e reforço das disciplinas, sempre em contraturno escolar, a fim de garantir melhoria na qualidade de vida das crianças.

De acordo com a primeira-dama, a escolha de Poconé para a implantação da primeira sede do programa se dá em razão da proximidade com a Capital e da parceria com a primeira-dama do município, Joelma Gomes. A proposta da Setasc é que, futuramente, todos os municípios sejam atendidos pelo projeto.

“Além de ser um município próximo da Capital, permitindo um fácil deslocamento, a primeira-dama Joelma é uma grande parceira das ações sociais do Governo. Por isso começamos por aqui. O Ser Criança é a menina dos meus olhos. Estou me sentindo muito feliz. Só de lembrar como era esse prédio e ver o depois me deixa muito emocionada. O Governo de Mato Grosso, graças a Deus, me deu um grande apoio. Mauro sabe o quanto eu me dedico ao social. Este é um sonho realizado e vamos trabalhar para que o Ser Criança chegue a outros municípios. Vamos priorizar a eficiência e, principalmente, a qualidade, porque as crianças, mães e os profissionais da educação merecem o melhor”, destacou Virginia Mendes.

O projeto é executado por meio de parcerias estabelecidas pelo Governo de Mato Grosso, por intermédio da Setasc, com a finalidade da construção de espaços de convivência onde serão prestados serviços socioassistenciais, socioculturais, socioeducativos e psicológicos para crianças em situação de vulnerabilidade e alto risco social, auxiliando-as na superação desses fatores. No espaço também serão ofertados às crianças o judô, o ballet e a capoeira, e serão distribuídos uniformes para cada modalidade.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Poconé, Joelma Gomes, destaca o empenho da primeira-dama Virginia Mendes no projeto piloto, que proporcionará um aprendizado de qualidade no município e servirá de modelo para todo o Estado de Mato Grosso.

“Neste local havia um prédio antigo e abandonado há 12 anos. Era uma estrutura que necessitava de um investimento que o município não tinha como realizar. Em uma visita da dona Virginia aqui, pedi ajuda para reformar o lugar, mas, quando ela viu as condições do espaço, de imediato nos disse que implantaria o projeto piloto do Ser Criança, e que não seria uma simples reforma, mas sim a construção de um novo prédio”, relembra a primeira-dama Joelma.

A primeira-dama de Poconé ressalta que sempre acreditou que o projeto seria concluído, pois acompanha a atuação de Virginia Mendes no Estado.

“Hoje o sonho está se tornando realidade e as famílias que mais necessitam irão usufruir deste espaço. Estamos na contagem regressiva e agradecemos imensamente à Virginia por ter escolhido Poconé para ser esse importante projeto. É um marco na assistência social do município, e que irá atender as crianças no contraturno escolar. Todas receberão os seus uniformes e kit escolar”, disse.

O projeto é destinado às crianças registradas no Cadastro Único (CAD) que vivem as consequências das desigualdades sociais, da pobreza, da exclusão social e da falta de vínculos afetivos nas famílias e demais espaços de socialização.

Os municípios que aderirem ao Ser Criança deverão seguir termos de cooperação, contendo as responsabilidades dos agentes públicos nesta parceria e os respectivos planos de trabalho, cabendo aos gestores municipais a responsabilização pelo cumprimento das atividades e metodologias propostas no programa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 21 de novembro de 2024 - 12:20

Anúncio

LEIA MAIS

Anúncio