Evangélicos são hoje 26,9% do Brasil, o segundo maior bloco religioso, atrás dos 56,7% que professam a fé católica. É o que apontam os recortes religiosos da população com 10 anos ou mais, divulgados na última sexta (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
São 100,2 milhões de católicos e 47,4 milhões de evangélicos. A maioria de brasileiros é portanto cristã, embora esse grupo esteja no menor patamar já registrado.
Muitas projeções indicavam que os crentes já seriam um terço da sociedade brasileira, mas o crescimento foi menor que o esperado.
Evangélicos vêm num salto representativo: eram 6,5% em 1980, e no último recenseamento, de 2010, haviam disparado para 21,6% dos brasileiros com 10 anos ou mais. A base foi o levantamento demográfico feito em 2022.
Para entender por que a expansão evangélica desacelerou no país, Priscila Camazano conversa com a repórter especial Anna Virginia Balloussier no Como é que é? desta segunda-feira (9), às 18h, ao vivo.
Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.
Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.
Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.