Costa Neto afirmou que Trump é o presidente mais forte do mundo. “O que precisamos é de diplomacia e de diálogo, não de populismo barato, que só atrapalha o desenvolvimento da nossa nação”, disse. Rodrigues foi procurado, mas não respondeu aos questionamentos do UOL. O espaço segue aberto a manifestação.
Mandato do deputado não será prejudicado. O parlamentar poderá manter suas atividades, incluindo a participação como titular na comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
A jurisprudência da Justiça Eleitoral já é bem pacífica para compreender que isso configura grave discriminação pessoal contra o parlamentar e permite que ele mantenha o mandato.
Fernando Nasser, professor de direito eleitoral da FGV-SP.
Deputado é crítico ao bolsonarismo. Em entrevista ao UOL na semana passada, Rodrigues afirmou que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) precisa ser “menos filho e mais parlamentar”.
Ele foi ministro de Dilma. Rodrigues ocupou a pasta dos Transportes no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT) e disse ter inconsistências no projeto de anistia aos presos em 8 de Janeiro. O parlamentar defendeu que o texto seja submetido às comissões do Congresso e não tramite em regime de urgência.
A aprovação da anistia ampla, irrestrita e acelerada pelo Legislativo, sem diálogo efetivo com o Judiciário, compromete o equilíbrio entre os Poderes. O Parlamento não pode assumir o papel de julgador, sob pena de suprimir a atuação do Poder Judiciário em matéria já transitada em julgado.
Antonio Carlos Rodrigues (SP), em discurso no plenário da Câmara dos Deputados