A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação “Efeito Cascata”, com o objetivo de desmantelar uma rede criminosa ligada ao tráfico de drogas e a homicídios em Nova Mutum. Estão sendo cumpridos 26 mandados judiciais: 21 de busca e apreensão relacionados ao tráfico, três voltados à apuração de homicídios e outros dois de prisão preventiva, também ligados a crimes contra a vida.
Durante a ação, também foi solicitada a quebra do sigilo telefônico e de dados dos aparelhos eletrônicos apreendidos. De acordo com o delegado Jean Paulo Ferreira Nascimento, responsável pelo caso, todos os mandados têm relação direta entre si. “As investigações revelaram que os homicídios estavam ligados à disputa entre facções pelo controle do tráfico na cidade. É uma guerra por território para venda de entorpecentes”, destacou.
A Polícia Civil identificou uma estrutura organizada de distribuição de drogas, atuando em diversos bairros de Nova Mutum e em municípios vizinhos. A organização criminosa operava por meio de uma rede extensa de colaboradores, que utilizavam mensagens cifradas, transferências financeiras, envio de coordenadas e outras estratégias para viabilizar a comercialização dos entorpecentes.
Ainda segundo os investigadores, o grupo não apenas vendia drogas diretamente a usuários locais, mas também impunha regras rígidas entre seus membros. Aqueles que descumpriam ordens eram punidos com o que foi classificado como “medidas disciplinares”, evidenciando o alto grau de organização e periculosidade da facção.