Anúncio

Cuiaba - MT / 27 de julho de 2025 - 2:52

Na onda de 'Um Maluco no Golfe 2', veja filmes com malucos, doidos e loucos

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:

Há uma longa tradição no Brasil de, na hora de traduzir títulos de filmes e séries estrangeiros para o português, adaptá-los para tentar torná-los mais atraentes para o público brasileiro e desviar de estrangeirismos.

O resultado são coisas como “Happy Gilmore” (1996, Netflix e Universal+), estrelado por Adam Sandler, cujo título é também o nome do personagem principal e, portanto, não precisava de tradução, mas que acabou virando “Um Maluco no Golfe”. A sequência, “Happy Gilmore 2”, ou “Um Maluco no Golfe 2”, estreia nesta sexta (25), na Netflix.

Em minha pesquisa me deparei com o melhor título de todos, mas que infelizmente está indisponível. Fica aqui, então, de menção honrosa, “O Abilolado Endoidou” (“I Love You, Alice B. Toklas!”, 1968), com Peter Sellers como um cara certinho que descobre os poderes do brownie de maconha.

Noto também “Deu a Louca nos Astros” (“State and Main”, 2000), que não é uma comédia romântica sobre uma mocinha cética que se apaixona por um astrólogo, mas uma comédia ácida de David Mamet sobre estrelas de Hollywood e seus egos.

A seguir, uma lista de outros títulos traduzidos para o português com loucos, malucos e doidos disponíveis no streaming.

Um Maluco no Pedaço (1990-96)

The Fresh Prince of Bel-Air. Prime, HBO Max, seis temporadas, 148 episódios.

Esta é a história de como a vida de Will (Will Smith) virou de ponta-cabeça. Depois de se meter em encrenca com uma gangue na Filadélfia, onde cresceu, o adolescente é enviado pela mãe para morar na Califórnia, no bairro de ricaços Bel Air, com os tios.

S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço (1987)

Spaceballs. Prime Video, 96 min.

Paródia de Mel Brooks sobre “Star Wars”, em que Lone Starr (Bill Pullman, de bota e colete que nem Han Solo), ao lado de seu amigo Barf (John Candy como um cachorrão espacial), resgata a princesa Vespa (Daphne Zuniga) em troca de dinheiro para quitar sua dívida com o chefão do crime Pizza, the Hutt.

Uma sequência tardia está em desenvolvimento, com estreia prevista para 2027.

Doido para Brigar… Louco para Amar (1978)

Every Which Way but Loose. Disponível para aluguel na Amazon, 110 min.

Um título desses imediatamente faz pensar em Clint Eastwood e um orangotango, certo? Pois é disso que trata o filme, um sucesso de bilheteria para o notório durão que chegou a render uma sequência com o decepcionante título brasileiro de “Punhos de Aço: Um Lutador de Rua” (“Any Which Way You Can”, 1980).

Em “Doido para Brigar…” Clint é Philo Beddoe, um caminhoneiro que parte da Califórnia para o Colorado em busca de uma mulher (interpretada pela então esposa de Clint, Sondra Locke), acompanhado de seu melhor amigo, Orville (Geoffrey Lewis) e de seu orangotango, Clyde. No caminho, ele ganha dinheiro com lutas ilegais e faz muitos inimigos.

Loucademia de Polícia (1984)

Police Academy. Oldflix, 96 min.

Neste caso eu devo concordar com os tradutores. “Academia de Polícia” não parece um filme interessante, mas “Loucademia de Polícia”? Aí tem coisa.

Quando a prefeita decide que qualquer um pode se inscrever para o treinamento policial, a Academia de Polícia recebe centenas de recrutas pouco adequados para o trabalho. Entre eles, o enrolão Carey Mahoney (Steve Guttenberg), que desperta a ira do tenente Harris (G.W. Bailey).

Sexta-feira Muito Louca (2003)

Freaky Friday. Disney+, 96 min.

Não basta a sexta-feira ser louca, ela tem que ser muito louca. Como o dia em que Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan), mãe e filha adolescente em pé de guerra, trocam de corpos depois de uma conversa com uma mulher misteriosa em um restaurante chinês, bem às vésperas do casamento de Tess e de uma audição importante da banda de Anna.

A sequência “Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda” chega aos cinemas no dia 7 de agosto.

Loucas em Apuros (2023)

Joy Ride. Prime Video, Telecine, 94 min.

Não invejo quem teve o desafio de fazer a expressão “joy ride”, que quer dizer algo como “passeio irresponsável”, virar um título de filme em português.

Audrey (Ashley Park), uma advogada, viaja à China a trabalho acompanhada da melhor amiga, Lolo (Sherry Cola), e da prima de Lolo, Deadeye (Sabrina Wu). Em Pequim, reencontra a melhor amiga de faculdade, Kat (Stephanie Hsu).

Para fechar um acordo com um empresário chinês, Audrey resolve ir em busca de sua família de origem (ela foi adotada por pais brancos na infância), e aí tudo começa a dar errado.

A Barbada do Biruta (1953)

Money from Home. Looke, NetMovies, 100 min.

Primeira das comédias estreladas por Dean Martin e Jerry Lewis a ser filmada em cores. Quando Nelson (Martin) se mete em uma encrenca com o corretor de apostas Jumbo Schneider (Sheldon Leonard), ele é obrigado a arranjar o resultado de uma corrida de cavalos em Maryland. Ele então recruta a ajuda do primo Virgil Yokum (Lewis), mas os dois se apaixonam pela dona e a veterinária do cavalo, respectivamente, e relutam a seguir em frente com o esquema.

O que está chegando

As novidades nas principais plataformas de streaming

Washington Black

Disney+, oito episódios.

Baseado no livro de Esi Edugyan, conta a história de um garoto, George Washington Black —interpretado por Eddie Karanja na infância e Ernest Kingsley Junior na adolescência—, que nasce escravizado em uma plantação de cana em Barbados. Com o tempo e a amizade de Tisch (Tom Ellis), um inventor abolicionista, Wash descobre a própria criatividade e embarca em uma grande aventura.

Anora (2024)

Prime Video, 139 min.

Ganhador de cinco Oscars na última cerimônia, incluindo o de melhor filme e o de melhor atriz para Mikey Madison, conta a história de uma jovem dançarina e trabalhadora do sexo que se casa com um herdeiro russo, até que o sonho de Cinderela se revela mais complicado.

The Walking Dead: Dead City (2023)

Prime Video, uma temporada, seis episódios .

Mais um dos spin offs de The Walking Dead. Neste, Negan (Jeffrey Dean Morgan) e Maggie (Lauren Cohan) viajam a Manhattan (ou ao que sobrou dela depois do apocalipse).

A Voragem (2024)

La Vóragine. HBO Max, oito episódios.

Adaptação de um livro colombiano de 1924, escrito por José Eustasio Rivera. Trata de Arturo Cova (Juan Pablo Urrego) e Alicia (Viviana Serna), que fogem de Bogotá para poderem viver seu romance proibido. No caminho, testemunham as condições trágicas em que vivem os seringueiros.

Toxic (2024)

Akiplesa. Mubi. Estreia nesta sexta (25), 99 min.

Duas adolescentes forjam uma amizade em uma agência de modelos com ares de culto que promete levá-las para longe da pequena cidade na Lituânia onde vivem. Primeiro filme da diretora e roteirista Saulė Bliuvaitė.

Veja antes que seja tarde

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

O Conformista (1970)

Il Conformista. Disponível na Mubi até 31.jul, 114 min.

Obra-prima de Bernardo Bertolucci, acompanha Marcello (Jean-Louis Trintignant), um jovem membro da polícia secreta de Mussolini, que aceita matar seu ex-professor, um inimigo do governo exilado na França. Lá, Marcello se apaixona pela esposa de seu alvo, Anna (Dominique Sanda).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 27 de julho de 2025 - 2:52

LEIA MAIS