O Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop promoveu, nesta quarta-feira (21.08), seis oficinas de incentivo à amamentação que reuniram cerca de 150 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde de 14 municípios da Região Teles Pires.
O evento intitulado “Agosto Dourado na Região de Saúde Teles Pires” integra a programação do Agosto Dourado em Mato Grosso, que tem o objetivo de incentivar a amamentação por meio da atuação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ocorreu no Centro Integrado de Ensino Técnico, em Sinop.
A ação incluiu seis oficinas com foco em temas essenciais para a saúde materno-infantil, como a amamentação, a introdução alimentar, a importância do uso de fármacos e a suplementação durante a gestação e o período de amamentação.
A coordenadora de enfermagem da UTI Adulto e Neonatal do Hospital Regional de Sorriso, Marilene Canossa, destacou a importância do encontro e a qualidade das atividades realizadas.
“Foi um excelente momento para discutirmos temas tão relevantes. As facilitadoras foram excepcionais, o domínio sobre o assunto e a didática utilizada nos fez ter um novo olhar sobre as práticas diárias em nossas instituições, acho importante mais momentos como este”, disse.
Já a diretora do ERS, Elaine Alves, destacou que o momento permitiu a troca de experiências entre os diversos profissionais, além do processo de qualificação.
“Por meio das atividades ofertadas, profissionais de diversas regiões e áreas de atuação tiveram a oportunidade de trocar experiências, debater e aprimorar o processo de promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável nas Unidades Básicas de Saúde”, comentou.
A responsável técnica regional, Kátia Rocha, destacou a importância da atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Hospitalar no manejo da amamentação desde a gestação até o pós-parto.
“Por meio deste momento de capacitação, os profissionais de saúde tiverem a oportunidade de discutir e trocar experiências sobre a pega correta, benefícios do aleitamento materno para a mãe, criança e sociedade, o papel da rede de apoio para o sucesso do aleitamento materno, entre outros. Esperamos que estas informações cheguem às gestantes e puérperas dos municípios por meio de educação em saúde dos profissionais que atuam nas UBSs e nas maternidades que estiveram presentes”, finalizou.
Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, oferta a Agenda Única, um espaço virtual para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.
Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas por meio do mapa interativo.
Fonte: SECOM MT / ERS Sinop
Reportagem: Arielly Barth | SES-MT