Prazo termina às 23h59; interessados no polo de Primavera do Leste têm até 3 de agosto para se inscrever
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerra nesta quinta-feira (31), às 23h59, o prazo de inscrições para praças e oficiais interessados em atuar nas escolas cívico-militares do polo regional de Sinop. Já os candidatos às vagas no polo de Primavera do Leste poderão se inscrever até às 23h59 do próximo sábado (03).
Estão sendo ofertadas 25 vagas temporárias para oficiais e praças – homens e mulheres – das Forças Armadas e das Polícias Militares Estaduais, da reserva remunerada ou não remunerada, para atuação em unidades da Rede Estadual de Ensino. As oportunidades abrangem seis municípios localizados nos polos de Sinop e Primavera do Leste.
As escolas com vagas disponíveis são:
Lucas do Rio Verde: EECM Ângelo Nadin e EECM Manoel de Barros
Sinop: EECM Nossa Senhora de Lourdes, EECM Nossa Senhora da Glória e EECM João Pissinati Guerra
Vera: EECM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Sorriso: EECM Arlete Maria Capellari e EECM 13 de Maio
Paranatinga: EECM 29 de Junho
Primavera do Leste: EECM Alda Gawlinski Scopel
Como se inscrever
As inscrições são realizadas exclusivamente por formulário eletrônico, disponibilizado pelas Diretorias Regionais de Educação (DRE) de cada polo. Os links para os formulários estão presentes no edital do processo seletivo, bem como QRCodes que direcionam diretamente para os formulários.
Não serão aceitas inscrições presenciais, por correio, e-mail ou fora do prazo.
Requisitos e salários
Os candidatos devem atender aos critérios de formação e perfil descritos no edital. Para os cargos de Apoio Técnico Especializado Cívico Militar Nível 01 e Nível 02, é exigido ensino superior completo, com salário de R$ 8.934,44 por 40 horas semanais. Já para o cargo de Inspetor Cívico Militar – Nível Suporte e Apoio, o requisito é ensino médio completo, com remuneração de R$ 3.944,05 para a mesma carga horária.
Atualmente, a Rede Estadual de Mato Grosso conta com 101 escolas cívico-militares, que atendem mais de 80 mil estudantes. O modelo visa à redução da evasão escolar, promoção de um ambiente seguro e disciplinado, e melhoria nos índices de aprendizagem.
A Seduc reforça que o modelo cívico-militar mantém o currículo pedagógico da rede tradicional, cabendo aos militares da reserva o apoio na organização e disciplina das unidades escolares.
Mais informações estão disponíveis no Edital Emergencial Cívico-Militar nº 189/2025, publicado no site da Seduc.