Estabelecimentos comerciais de rua e shoppings centers tiveram movimentação intensa nesta Sexta-feira (29/11) em função da Black Friday.
A data marcada por descontos e promoções deve elevar a procura dos consumidores por produtos e serviços a preços mais atrativos, o que anima representantes do varejo.
Estudo feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) estima que a data vai movimentar cerca de R$ 486 milhões na economia local.
Conforme o proprietário da Tube Surf, José Malaquias, a Black Friday é uma chance de incrementar o resultado das vendas e chegar ao Natal – o principal momento do calendário varejista – com estoques renovados. “Acredito que esta será a melhor (Black Friday) dos últimos anos porque o consumidor está muito animado. O lojista que souber se posicionar, adotar estratégias eficientes e oferecer bons descontos terá um balanço muito positivo”.
Para a empresária Thais Faria, franqueada da Chilli Beans, o corte de preços é uma oportunidade para que as marcas estabeleçam uma conexão com o consumidor. Ela também destaca a importância de datas especiais para aumentar o faturamento. “São ocasiões muito aguardadas pelos clientes e que refletem em ótimos resultados para as lojas. Todo o comércio está engajado e a expectativa é a melhor possível”.
O setor de cosméticos também ganha destaque neste período, como exemplificado pela Beauty Week, promovida pelo Boticário.
Durante a campanha, os consumidores podem adquirir produtos de perfumaria e beleza com descontos de até 60% em mais de 500 itens.
Os clientes que comprarem online e selecionarem a modalidade poderão retirar o pedido na loja escolhida em até 6 horas. A campanha segue até o dia 2 de dezembro em todas as lojas franqueadas.
Comércio aquecido
Conforme o Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, cerca de 255 mil pessoas em Cuiabá devem ir às compras na Black Friday em 2024. O ticket médio de gastos por consumidor será de pouco mais de R$ 1,9 mil.
O valor se explica pelos produtos mais demandados pelos consumidores: 26,1% dos entrevistados disseram que vão comprar eletrodomésticos, enquanto 13,6% pretendem adquirir móveis em geral e 13,1% mencionaram celulares.
No entanto, a maioria (31%) ainda vai priorizar roupas e calçados.
Outro fator que justifica o ticket elevado é o fato de a Black Friday não ficar restrita somente a um dia específico. Isso porque algumas empresas praticam promoções durante a semana (Black Week) ou o mês inteiro (Black November), o que ajuda a elevar os gastos por consumidor e o volume transacionado pelo comércio.
Embora o cartão de crédito deva ser a ferramenta de compra mais utilizada na capital (47%), grande parte dos entrevistados está optando por quitar as despesas logo no momento da compra para evitar o acúmulo de dívidas.
Conforme o levantamento, 45,2% dos consumidores vão usar meios de pagamento à vista – como dinheiro, cartão de débito, Pix e boletos bancários.
Fonte: Gazeta Digital