Um atirador matou dois bombeiros que respondiam a uma ocorrência de incêndio florestal em Idaho neste domingo (29), segundo o Gabinete do Xerife do Condado de Kootenai, no noroeste dos Estados Unidos. O agressor ainda deixou um terceiro agente ferido antes de ser encontrado morto.
O ataque durou horas e ocorreu em Canfield Mountain, área natural popular pelas suas trilhas e próxima à cidade de Coeur d’Alene, que tem cerca de 57 mil habitantes e está localizada a aproximadamente 420 km a leste de Seattle, no estado de Washington.
“Acreditamos que o suspeito iniciou o incêndio. (…) Foi uma emboscada total. Esses bombeiros não tiveram chance”, disse o xerife Bob Norris a jornalistas. Segundo ele, o profissional ferido passou por uma cirurgia e está em condição estável.
Os bombeiros receberam o primeiro chamado de incêndio por volta das 13h21 locais (16h21 no Brasil) e foram alvejados logo após chegarem ao local, sem saber de onde vinham os tiros. Mais de 300 agentes de nível municipal, estadual e federal responderam ao ataque, incluindo dois helicópteros com franco-atiradores a bordo.
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
Diversas questões ainda estão em aberto. Não se sabe o que motivou o ataque nem o número de agressores envolvidos, por exemplo, e tampouco está claro se o suspeito achado morto foi atingido na troca de tiros ou cometeu suicídio. Ele foi achado com informações de localização de celular e seu corpo foi removido enquanto o fogo se aproximava.
Sabe-se, porém, que os responsáveis estavam em uma área com vegetação densa e “bem preparados, camuflados com o ambiente”, segundo Norris. Vídeos mostraram fumaça saindo de encostas arborizadas enquanto várias ambulâncias e veículos de emergência foram vistos entrando em um hospital próximo.
O xerife afirmou que o atirador usou um rifle esportivo de alta potência para atirar rapidamente contra os socorristas, mas não forneceu mais detalhes sobre o suspeito nem sobre as armas recuperadas, dizendo que os policiais provavelmente encontrariam mais armamento no local nesta segunda (30), depois que o incêndio fosse extinto.
“Este é um ataque hediondo e direto contra nossos bravos bombeiros”, declarou o governador de Idaho, Brad Little, na rede X. “Peço a todos os cidadãos de Idaho que rezem por eles e por suas famílias enquanto aguardamos mais informações.”
“Como a situação ainda está em desenvolvimento, por favor, mantenham distância da área para que os bombeiros e agentes da lei possam cumprir seu trabalho”, acrescentou.
O porte de armas é comum nos EUA, onde a Constituição garante o direito dos cidadãos possuir esse tipo de equipamento. Só em 2023, 17.927 pessoas foram assassinadas com armas de fogo nos EUA, segundo os dados mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.