Deputados estaduais aprovaram o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que cria o Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), com foco no sistema prisional mato-grossense.
O texto foi apreciado na sessão plenária, na tarde da última Quarta-feira (27/11).
A nova secretaria foi anunciada na segunda-feira (25) com o objetivo de reforçar o combate as organizações criminosas em Mato Grosso.
Durante a votação, deputados reforçaram a cobrança pelo reforço na contatrações de militares. “Sou de acordo com o projeto, mas temos que olhar para os policiais militares que fazem um brilhante trabalho”, disse o deputado Elizeu Nascimento (PL).
A Secretaria será a responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas. O secretário adjunto de Administração Penitenciária será o policial penal federal André Fernandes Ferreira, que já foi secretário de Segurança Pública no Estado de Roraima.
Além disso, será criado o Centro de Monitoramento externo do todo o Sistema Penitenciário, com a utilização de câmeras do programa Vigia Mais MT, que serão instaladas em todas as penitenciárias e cujo monitoramento será feito pelo setor de inteligência da Sesp.
Com o desmembramento, a Sesp ficará focada nas ações de enfrentamento ao crime organizado.
Fonte: Gazeta Digital / Allan Mesquita