Com a chegada das festas de fim de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou como funcionará o atendimento das instituições bancárias durante o período.
Feriados sem atendimento
Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), feriados nacionais, não haverá expediente bancário. As agências estarão fechadas e as compensações bancárias, como transferências via TED, não ocorrerão. A única exceção é o PIX, que continuará funcionando normalmente, 24 horas por dia, mesmo em feriados.
Horário reduzido em 24 de dezembro
Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro (terça-feira), os bancos terão horário reduzido, funcionando apenas das 9h às 11h (horário de Brasília).
Retorno do atendimento
O atendimento bancário volta ao normal nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, desde que não haja feriado municipal na localidade.
Últimos dias do ano
O último dia útil para atendimento bancário presencial e realização de todas as operações será 30 de dezembro (segunda-feira), com expediente normal. Já no dia 31 de dezembro (terça-feira), as agências não abrirão, e as compensações bancárias também não serão efetuadas.
Pagamento de contas e tributos
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 01/01 poderão ser pagas no próximo dia útil, sem a incidência de multas ou juros. Já para tributos e impostos com vencimento nessas datas, é recomendado antecipar o pagamento, evitando possíveis encargos.
Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, explica que a maioria dos tributos já vem ajustada ao calendário oficial. “Caso não esteja, a orientação é antecipar o pagamento ou agendar a quitação por meio dos canais eletrônicos, como caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativos de celular”, orienta.
Alternativas eletrônicas
Para facilitar o atendimento, os bancos recomendam o uso de canais digitais e eletrônicos. Os clientes podem contar com internet banking, mobile banking, caixas eletrônicos e atendimento por telefone para efetuar transações, pagar contas, consultar saldos e realizar transferências.
“Esses canais oferecem praticamente todas as operações disponíveis nas agências, garantindo conveniência e segurança”, reforça Faria. Outra alternativa é o pagamento de boletos via DDA (Débito Direto Autorizado) para clientes cadastrados como sacados eletrônicos.
Com a tecnologia à disposição, o cliente tem flexibilidade para gerenciar suas finanças durante o período festivo, mesmo nos dias em que as agências estiverem fechadas.