As baterias de estado sólido são vistas como a próxima grande Inovação para os Veículos Elétricos (EVs), sendo desenvolvidas por startups e montadoras tradicionais.
A Chery é a mais recente a embarcar nessa corrida, anunciou que suas baterias estarão prontas para o mercado em 2026. A confirmação do progresso no desenvolvimento dessas baterias ocorreu durante a Conferência Global de Inovação da Chery, realizada na semana passada.
Atualmente, os protótipos dessas baterias têm uma densidade energética de 400 Wh/kg, mas a Chery revelou que planeja aumentar esse número para 600 Wh/kg até 2025.
A partir daí, a montadora estará pronta para instalar as baterias de estado sólido em seus carros em 2026, com produção em larga escala prevista para o ano seguinte.
Segundo a empresa, essas baterias serão capazes de proporcionar uma autonomia impressionante de até 1.500 km com uma única carga.
Embora muitas empresas estejam desenvolvendo baterias de estado sólido, ainda não há nenhum EV no mercado equipado com essa tecnologia.
No entanto, veículos como o Nio ET7 e o IM L6 foram lançados este ano com baterias semissólidas, que representam um passo intermediário nessa transição.
Além das baterias de estado sólido, a Chery fez outros anúncios importantes relacionados às baterias. Durante a conferência, a empresa revelou que desenvolveu novas baterias de fosfato de ferro-lítio quadradas, baterias ternárias quadradas e baterias cilíndricas ternárias de grande porte.
Essas inovações são impressionantes por conta de sua capacidade de adicionar até 400 km de alcance com apenas 5 minutos de recarga.
A Chery detalhou as aplicações dessas novas baterias. As baterias de fosfato de ferro-lítio quadradas serão usadas em EVs com autonomia entre 200-600 km, além de veículos híbridos plug-in (PHEVs) e veículos elétricos de autonomia estendida (EREVs) com alcance elétrico de 100-200 km.
Já as baterias ternárias quadradas serão destinadas a EVs com 600-800 km de alcance, além de PHEVs e EREVs com autonomia variando de 150-300 km.
Por fim, as novas células cilíndricas foram desenvolvidas para EVs com uma autonomia de 700-1.200 km e PHEVs/EREVs que podem percorrer entre 150-300 km com uma única carga.
Fonte: Noticias Automotivas