Um grupo de alunas da Escola Adventista Centro América, com idades entre 11 e 16 anos, foram alvos de um crime cibernético, com uso de Inteligência Artificial (IA), onde foram expostas em ‘deepnudes’, imagens falsas com os rostos das vítimas em cenas de nudez.
O crime tem se popularizado nos últimos tempos, envolvendo principalmente pessoas famosas.
As mães das vítimas se reuniram e denunciaram o crime, com registro de boletins de ocorrência.
Ao todo, 35 meninas foram expostas nas imagens falsas.
Um aluno do 7º ano, de 14 anos, seria o responsável por criar e divulgar os ‘falsos nudes’ entre os amigos. Os meninos possuíam grupos nas redes sociais para compartilhar as imagens, e também teriam feito outras vítimas, como professoras.
Para criar as imagens, os menores pegavam fotos dos rostos das vítimas e geravam conteúdos com nudez por meio da IA.
As imagens teriam começado a circular desde o último 08 de agosto, no entanto, os responsáveis pelas vítimas menores de idade, tomaram conhecimento apenas no dia 19 de setembro.
“Inicialmente, eu fui até o colégio e a postura do diretor foi de que não iriam falar com os pais dos envolvidos ainda, pois estariam resolvendo internamente para identificar os alunos. Na sexta-feira (20), entraram em contato com os pais, mas nada de falar com os pais das vítimas. Após isso, chamei algumas mães e começamos a registrar os boletins de ocorrência”, declarou a genitora de uma das vítimas.
Após o caso tomar maior proporção, a mãe disse que a escola proibiu o uso de celulares na escola, informando também que os alunos envolvidos serão expulsos da unidade escolar. Em relação ao registro na Polícia Civil, a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) está apurando os fatos, para identificar os envolvidos e possíveis outras vítimas.
Em contato com a Escola Adventista Centro América, a instituição enviou uma nota de posicionamento emitida na Sexta-feira (20/09), afirmando que tomou ciência dos fatos e investiga os envolvidos, além de tratar o uso de celulares com maior rigor.
Fonte: GC Notícias