Anúncio

Cuiaba - MT / 15 de agosto de 2025 - 9:33

#NÃO É BEM ASSIM: Trump disse querer americanos obedientes como na Coreia do Norte de Kim Jong-un, mas declaração é de 2018


Declaração de Trump é antiga e foi feita publicamente
g1
Circula nas redes sociais um vídeo no qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , diz que quer ser obedecido pelo povo americano como ocorre na Coreia do Norte de Kim Jong-un. #NÃO É BEM ASSIM.
selo não é bem assim
arte
🟡 O que diz a publicação?
Publicado nesta quarta-feira (13) no X e com mais de 170 mil visualizações, o post afirma: “E vazou um vídeo do Trump dizendo que ele quer o povo norte-americano o obedecendo igual na Coreia do Norte”.
O registro em questão, de 20 segundos, é real: trata-se de uma entrevista concedida pelo presidente dos Estados Unidos a um canal de TV – mas o post omite que ela ocorreu em 15 de junho de 2018, e não recentemente (leia detalhes abaixo).
Na ocasião, Trump foi questionado sobre a possibilidade de receber Kim Jong-un na Casa Branca. Resposta: “Isso poderia acontecer. Eu o receberia. Acho que isso pode acontecer. Ele é o chefe de um país. E, assim, ele é um líder forte – não deixe ninguém pensar nada diferente disso. Ele fala, e seu povo se senta e presta atenção. Quero que o meu povo faça o mesmo”.
Na seção de comentários, um questionou: “Esse vídeo é real? Quando foi isso?”.
⚠️ Por que não é bem assim?
O Fato ou Fake submeteu o registro viral à ferramenta Hiya, que detecta áudios manipulados com Inteligência Artificial (IA). A análise apontou que a declaração de Trump não foi fabricada com esse recurso – ou seja: é autêntica.
Para encontrar o vídeo original, o Fato ou Fake usou plataforma Invid para fragmentar o conteúdo viral em diversos frames (imagens estáticas). Depois, foi feita uma busca reversa por uma dessas fotos no Google Lens – essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
O resultado da pesquisa levou ao programa de TV “Fox & Friends”, da Fox News, que exibiu trechos de uma entrevista de Trump a repórteres em 15 de junho de 2018, no Jardim das Rosas da Casa Branca. Ao repórter do canal, Trump tratou justamente do encontro que havia tido com Kim Jong-un três dias antes, em Singapura, dizendo:
“Ele fala, e o povo dele fica em atenção. Quero que o meu povo faça o mesmo. Nos demos muito bem, tivemos uma boa química. Não sei se isso é algo que seja popular ou politicamente correto dizer. Mas realmente tivemos, tínhamos uma boa química”.
Na sequência, ao ser questionado por um repórter da CNN sobre o comentário a respeito de Kim Jong-un, o presidente americano respondeu: “Eu estava brincando. Você não entende sarcasmo. Você é o pior”.
Segundo comunicado da Casa Branca divulgado logo depois daquela reunião de 12 de junho de 2018, “os líderes discutiram de forma abrangente e sincera a criação de novas relações entre EUA e Coreia do Norte e a construção de uma paz duradoura na Península Coreana”.
Em 2019, um segundo encontro fez de Trump o primeiro presidente americano a pisar em território norte-coreano.
Declaração de Trump é antiga e foi feita publicamente
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
d
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
source
Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 15 de agosto de 2025 - 9:33

LEIA MAIS