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Cuiaba - MT / 15 de agosto de 2025 - 19:46

Conheça o experimento socialista que fracassou nos Estados Unidos do século 19

Foram necessários 13 anos para George Ripley pagar a dívida gerada pelo experimento social que ele liderou nos arredores de Boston. Na época em que a iniciativa encerrou seu curto período de existência, no final da década de 1840, o rombo era de US$ 17.445, o equivalente, em valores atuais, a US$ 728 mil. Mas o prejuízo provocado pelo Instituto de Agricultura e Educação Fazenda Brook (ou Brook Farm) superou o aspecto financeiro. O experimento utópico de inspiração socialista deixou um legado para as cerca de 80 pessoas, que posteriormente precisaram reconstruir suas vidas.

A tentativa de criar um novo estilo de vida contava com o apoio de pessoas de renome, como Horace Greeley, fundador e editor do jornal New York Tribune, o novelista Nathaniel Hawthorne, autor de “A letra escarlate”, e a educadora Elizabeth Palmer Peabody, que em 1860 criaria o primeiro jardim de infância em língua inglesa dos Estados Unidos.

Ralph Waldo Emerson, escritor, filósofo e poeta, manteve uma relação amigável com os líderes e visitou o local como palestrante. A jornalista, ensaísta, filósofa e ativista feminista Margaret Fuller chegou a morar no espaço do instituto, instalado em uma fazenda que ocupava uma área de 724 mil metros quadrados em West Roxbury, Massachusetts.

A proposta da organização era ambiciosa: todos os moradores trabalhariam de acordo com suas habilidades. O salário, para homens e mulheres, independentemente da atividade escolhida e do desempenho apresentado, seria o mesmo, US$ 1 por dia (cerca de US$ 40 hoje). Também era possível comprar cotas da sociedade, a US$ 500, com a promessa de receber um retorno da ordem de 5%.

O objetivo era garantir que, exercendo suas atividades de forma livre e respeitando suas próprias personalidades, todos tivessem tempo livre para produzir arte e refletir sobre questões filosóficas. Seria, em outras palavras, uma comunidade autossuficiente, igualitária e voltada para o desenvolvimento moral e intelectual de seus membros.

A renda viria da venda de roupas produzidas localmente – também se praticava o plantio que deveria sustentar a alimentação dos moradores e gerar lucro reinvestido no local. Os visitantes que queriam conhecer o experimento ou apenas passear na fazenda pagavam ingressos. Mas seria a escola instalada no local que alcançaria o melhor desempenho: ela chegou a atrair crianças das famílias da elite progressista de Boston, assim como alunos de outros países.

Transcendentalismo e socialismo

A Fazenda Brook surgiu em um contexto de profundas transformações econômicas e sociais nos Estados Unidos. A nação já era independente desde 1776 e, no início da década de 1840, ainda passava por um processo de expansão territorial, que se estenderia até o final do século. A Guerra Civil Americana só aconteceria dali a vinte anos.

Profundamente ligada ao processo de formação da nação, a região da Nova Inglaterra atuava como um centro vital de produção intelectual, ampliação do acesso à educação e industrialização, especialmente na área têxtil. Também reunia um crescente movimento abolicionista, assim como um foco de divulgação de visões alternativas às religiões tradicionais e de conceitos ligados às origens do socialismo.

Na Fazenda Brook, todos esses fatores se conectaram. Os principais líderes do movimento eram educadores, escritores, jornalistas e filósofos ligados ao transcendentalismo e ao socialismo utópico de Charles Fourier. Quanto ao transcendentalismo, este movimento vinha ganhando escala desde a década de 1830. Valorizava a experiência individual e transcendente que as pessoas poderiam alcançar ao se relacionar com a natureza, que se apresentava, para seus principais pensadores, como um lugar de revelação espiritual e inspiração.

O Clube Transcendental reuniu várias dessas vozes a partir de junho de 1836, quando o pastor Frederic Henry Hedge convidou Emerson para participar de uma série de debates sobre os principais desafios que aquela geração enfrentava. Ripley também participou ativamente desses encontros. Tanto ele quanto Hedge tinham passagem pela igreja unitarista, surgida na Europa durante a fase mais radical da Reforma Protestante, no século XVI, e que questionava a existência da Santíssima Trindade. Ainda há registros dos nomes dos integrantes das reuniões.

“Os participantes do clube eram, em sua maioria, jovens estudados, artistas e pensadores e com elevados ideais em termos de aquisição intelectual, religião e vida social. Todos concordavam que havia muitos males a serem erradicados da sociedade; poucos concordavam de que forma eles seriam solucionados, se por vias individualistas, governamentais ou socialistas”, relatou o integrante do movimento transcendental John Thomas Codman em um livro publicado pela primeira vez em 1894: “Brook Farm: Historic and Personal Memoirs” (“Fazenda Brook: Memórias Históricas e Pessoais”, sem tradução para o português). Ele se transferiu com a família para a fazenda em 1842, quando tinha apenas 17 anos.

Ao esforço, contraditório, de instaurar uma prática religiosa mas secular, se aliavam as teorias de Charles Fourier, um filósofo francês nascido em 1772 e falecido em 1837, 11 anos antes da publicação do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels. 

Foi ele quem inspirou o economista austríaco Ludwig von Mises a cunhar a expressão Complexo de Fourier, que, como explicou o escritor Antonio Fernando Borges em artigo para a Gazeta do Povo, “consiste em desejar, apregoar e inclusive ajudar a implantar a pobreza generalizada, mesmo que seja ao limite da miséria e da desnutrição, como forma de igualar o bem-estar de todos os integrantes da sociedade”. 

Foi este pensamento que moldou a estratégia dos criadores da Fazenda Brook: tentar harmonizar trabalho manual, vida intelectual e justiça social, nivelando por baixo os esforços de todos os participantes. “O plano consistia em localizar uma fazenda onde a agricultura e a educação seriam a base de um novo sistema de vida social. O trabalho seria honrado. Todos participariam dele”, relata Codman em seu livro de memórias.

No livro, ele também descreve uma situação de completa igualdade: “Não haveria adoção de credos religiosos. Os idosos, os fracos e os doentes seriam cuidados, enquanto os fortes e capazes suportariam o maior fardo do trabalho. Não haveria hierarquia, que desse ao proprietário o direito a considerações superiores em razão da hierarquia”.

O resultado foi um fracasso retumbante.

Desilusão final

Fourier pretendia demonstrar que o socialismo utópico (voluntário) funcionaria. Esta era a premissa por trás do experimento da Fazenda Brook. “Sua ideia central era que a sociedade devia se organizar em comunidades chamadas falanstérios, espécie de edifícios-cidades onde as pessoas trabalhassem apenas naquilo que quisessem. Defendia, com isso, o fim da ‘dicotomia entre trabalho e prazer’”, diz Borges.

Ele explica que, nos falanstérios, os bens seriam distribuídos conforme a necessidade, e a educação deveria ser personalizada, de acordo com as aptidões e interesses de cada criança.

Foi a construção de um falanstério que marcou o auge e a decadência da experiência da Fazenda Brook. Poucos meses depois da abertura oficial da fazenda, em 1841, ficou claro que o empreendimento não era financeiramente sustentável. “Dois anos de vida experimental e ‘idílica’ passaram rapidamente, e a comunidade conquistou alguma posição e renome no mundo exterior. O contato pessoal modificou as visões de muitos dos fundadores. O sucesso financeiro não foi o desejado”, admite Codman. “Perderam-se algumas colheitas que poderiam ter sido salvas e rentáveis. A fazenda não conseguia suprir as necessidades da associação, e às vezes tínhamos que comprar frutas e vegetais”, ele relata.

Mesmo assim, enquanto os moradores viviam em instalações que já existiam na fazenda, a construção do falanstério prosseguiu – tudo isso enquanto, a partir de 1844, conflitos internos levassem a rompimentos entre as lideranças, ao passo que a alimentação disponível se tornava mais escassa e menos diversificada. Em 3 de março de 1846, o edifício pegou fogo.

Dois meses depois, o casal fundador começava a se afastar do grupo, ainda que assumisse o prejuízo financeiro. Com o apoio de Horace Greeley, George Ripley se reergueu lentamente, trabalhando no jornal New York Tribune. Até que assumiu a edição da New American Cyclopaedia, uma coleção de 16 volumes que garantiria sua estabilidade financeira até a morte, em 1880. Correspondente do Tribune na Europa, Karl Marx esteve entre os autores que escreveram verbetes para a enciclopédia.

Legado influente

Desiludido com a experiência da Fazenda Brook, Nathaniel Hawthorne escreveu um livro de ficção sobre o assunto. Em The Blithedale Romance (“O Romance de Blithedale”, sem tradução para o português), publicado em 1852, ele relata os contrastes entre o idealismo que originou a experiência e a brutalidade da realidade marcada por disputas pessoais e uma situação financeira progressivamente degradante.

A experiência de West Roxbury marcaria o auge e a decadência do transcendentalismo nos Estados Unidos, mas inspiraria outras tentativas de criar comunidades alternativas, em diferentes pontos do mundo – incluindo os kibutz de Israel, onde as crianças eram criadas de forma coletiva e as roupas eram todas compartilhadas. 

Curiosamente, no Paraná, na década de 1840, um médico francês chamado Jean-Maurice Faivre (1795 -1858) ergueu, às margens do Rio Ivaí, onde ficam as atuais cidades de Prudentópolis e Cândido de Abreu, a Colônia Thereza, também inspirada em Charles Fourier – e também malsucedida.

Quanto à fazenda Ellis, onde a Fazenda Brook foi instalada, o terreno foi posteriormente usado como campo de treinamento para as tropas do Norte, envolvidas na guerra civil do país. Depois passou a ser controlado por uma organização luterana, que ao longo de décadas manteve ali um orfanato. Desde 1988, o espaço é gerenciada pelo Massachusetts Department of Conservation and Recreation, que autoriza a entrada de visitantes dispostos a fazer caminhadas e trilhas.

Fora a lição sobre a inviabilidade do socialismo, pouco sobrou da Fazenda Brook.

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Cuiaba - MT / 15 de agosto de 2025 - 19:46

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