Anúncio

Cuiaba - MT / 19 de agosto de 2025 - 12:35

Presidente do CNI comenta alta dos preços nos hotéis de Belém: "No mundo inteiro, quando tem COP é isso"

O Roda Viva desta segunda-feira (4) recebe o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban

No programa, o convidado comenta a logística da COP 30, que ocorre em novembro deste ano em Belém, no Pará.

Durante a edição, a apresentadora Vera Magalhães questiona o convidado sobre as expectativas para a conferência, diante de polêmicas mais recentes envolvendo o tema, principalmente em relação às estruturas oferecidas para o evento e o preço alto das estadias em hotéis.

Alban afirma que uma reorganização para a conferência climática é pensada pela CNI, e que muitas empresas devem contribuir nesse sentido.

Leia: Presidente da CNI diz não acreditar em novas tarifas dos EUA após prisão domiciliar de Bolsonaro

“Isso [uma reorganização] está no radar, seguramente. Até recentemente nós estivemos lá, porque nós também temos que acomodar essas empresas, toda essa organização. Tanto é que esse ano a COP tem uma construção diferente: a parte toda dos países vão ser dois dias antes, as duas semanas já para tentar fazer essa equação. A cidade de Belém é um canteiro de obras; muitas empresas, como a Vale do Rio Doce, estão lá contribuindo decisivamente para os novos equipamentos, foram contratados dois navios”, diz.

Quanto aos preços abusivos do setor hoteleiro, o presidente da CNI afirma que isso não é uma novidade em conferências climáticas.

No mundo inteiro quando tem COP é isso. Nós estivemos ano passado em Baku, que é um absurdo. Os preços foram lá pra cima em Baku, uma cidade totalmente estruturada, com hotéis cinco estrelas à vontade, e mesmo assim os preços foram absurdos. Vai ter que mitigar, é responsabilidade do governo de encontrar soluções, de mitigar esse problema das explorações, não tenho dúvida”, afirma.

Leia mais: Brasil poderá acionar Organização Mundial do Comércio contra tarifaço de Trump

Alban garante que a COP 30 irá acontecer efetivamente em Belém, apesar dessas adversidades. “Tenho plena convicção de que vai haver, em Belém. Não tem como voltar mais atrás”, pontua.

A bancada de entrevistadores é formada por Juliana Rosa, comentarista de economia do Grupo Band; Talita Nascimento, repórter do broadcast Agência Estado; Rafael Vazquez, repórter da editoria de Brasil do Valor Econômico; Paulo Ricardo Martins, repórter de Mercado da Folha de São Paulo e Thais Herédia, analista de economia da CNN Brasil.

O Roda Viva é exibido pela TV Cultura, pelo site da emissora, pelo aplicativo Cultura Play, YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.

Assista à íntegra do programa:

Leia também: Após determinação de Moraes, senador Marcos do Val usará tornozeleira eletrônica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 19 de agosto de 2025 - 12:35

LEIA MAIS