Anúncio

Cuiaba - MT / 27 de julho de 2025 - 6:32

Buzetti: Defendo Tarcísio para a Presidência da República; chega de Lula e Bolsonaro

VANESSA MORENO

DAFFINY DELGADO

DO REPÓRTERMT

A senadora Margareth Buzetti (PSD) saiu em defesa do nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a Presidência da República, nas eleições de 2026. Para a parlamentar, é preciso pôr fim à polarização que domina o cenário político nacional, marcada pela disputa entre o presidente Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu defendo Tarcísio para ser presidente do Brasil. Continuo defendendo e vou defender até o último dia. Chega de Lula e Bolsonaro”, declarou Buzetti na manhã desta sexta-feira (25).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A fala da senadora ocorre em meio a acusações feitas por membros do Partido Liberal (PL), especialmente pelo deputado estadual Gilberto Cattani, que chegou a dizer que Buzetti não representa a direita. Isso porque ela chamou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de moleque e disse que ele é o culpado pelo tarifaço de 50% que presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende aplicar sobre as importações de produtos brasileiros.

Buzetti também atribuiu a Eduardo Bolsonaro a culpa da tornozeleira eletrônica instalada em Jair Bolsonaro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA MAIS: Buzetti: Eduardo é o culpado por Bolsonaro estar com tornozeleira; veja vídeo

As declarações da senadora desagradaram Cattani, que usou as redes sociais para respondê-la, dizendo que sente vergonha por Mato Grosso ter senadores como ela.

Por outro lado, Buzetti ratificou o que havia dito sobre Eduardo Bolsonaro e aproveitou para manifestar que as falas de Gilberto Cattani não a incomodam.

“Eu estou muito tranquila com o que eu falei e continuo reafirmando o que eu falei. Não acho certo ficar nos Estados Unidos pedindo tarifaço incentivando que os brasileiros paguem uma conta e acredito sim que prejudicou o próprio pai dele”, sustentou a senadora.

“Mas o deputado Cattani, é a opinião dele. Eu tenho a minha e eu espero que ele respeite”, acrescentou.

À imprensa, Buzetti disse ainda que, enquanto membros do PL defendem o tarifaço de Trump e a volta da família Bolsonaro ao poder no próximo ano, ela não acha justo que a nação brasileira seja prejudicada por questões ideológicas ou por um projeto político, reafirmando assim sua defesa pela viabilização de uma terceira via, com Tarcísio como candidato à presidência.

“Eu não aceito que fique prejudicando todos os brasileiros em nome de um projeto próprio. Não! Eu defendo Tarcísio para presidente em 2026”, concluiu.

O tarifaço de 50% foi anunciado por Trump no dia 9 de julho, em uma carta pública escrita ao presidente Lula da Silva.

Dentre as justificativas para aumentar a taxa, que atualmente é de 10%, o presidente americano disse que é uma resposta ao tratamento da Justiça Brasileira contra o ex-presidente Bolsonaro, o que ele chamou de verdadeiro “caça às bruxas”. Além disso, Trump disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) atenta contra as empresas de tecnologia dos EUA e contra a liberdade de expressão de cidadãos americanos.

Ele apontou ainda um suposto prejuízo aos Estados Unidos na balança comercial em relação ao Brasil.

Já Eduardo Bolsonaro, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu licença de 122 dias do cargo de deputado federal e está nos Estados Unidos desde março. Ele disse ter canal de diálogo aberto com Donald Trump e defende a taxação de 50% aos produtos brasileiros.

Caso não haja acordo, o tarifaço passará a valer a partir do próximo dia 1º de agosto. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 27 de julho de 2025 - 6:32

LEIA MAIS