Anúncio

Cuiaba - MT / 3 de julho de 2025 - 18:01

Guga Chacra: Trump não tem poder para deportar um cidadão americano

O presidente dos Estados Unidos voltou a comentar sobre a briga com o bilionário Elon Musk nesta terça-feira (1º). Durante uma entrevista, Trump deu a entender que pode deportar o dono da Tesla. Guga Chacra: Trump não tem poder para deportar um cidadão americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a comentar sobre a briga com o bilionário Elon Musk nesta terça-feira (1º). Durante uma entrevista, Trump deu a entender que pode deportar o dono da Tesla.
No Estúdio i, da GloboNews, o comentarista Guga Chacra avaliou a fala de Trump. Veja no vídeo acima.
“Trump não tem poder para deportar um cidadão americano. Musk é cidadão dos Estados Unidos naturalizado. A desnaturalização é algo extremamente difícil e só ocorre em casos extremos, como homicídio ou pedofilia. Isso não vai acontecer em hipótese alguma. É algo que o Trump fala da boca para fora. Cidadãos naturalizados nos Estados Unidos têm todos os diretos iguais a cidadãos natos a não ser o de exercer o cargo de presidente e vice-presidente. Nas demais questões, é tudo igual, naturalizado ou não”, afirmou Guga.
Segundo Guga, Trump utiliza a origem sul-africana de Musk para deslegitimar sua presença no cenário político norte-americano:
“Trump está usando o fato de Musk ter nascido fora dos Estados Unidos para atacá-lo. Mas Elon Musk é tão americano quanto o próprio Trump, quanto Melania Trump e quanto a mãe dele — ambas foram naturalizadas.”
Ainda de acordo com a análise, apesar dos ataques, Musk ainda detém grande poder econômico e tecnológico nos Estados Unidos.
“O Musk tem muito poder. Não só econômico, mas também estratégico. A Tesla até pode ser deixada de lado, mas a Starlink e a SpaceX são essenciais para o governo dos Estados Unidos, mas, certamente, o ego de ambos acabou entrando em choque, como era esperado”, concluiu Guga Chacra.
Criação de partido é improvável, diz Guga
Além da ameaça de deportação, Elon Musk cogita a criação de um novo partido político, de viés libertário, nos moldes do projeto liderado por Javier Milei na Argentina. Para Guga, essa possibilidade também enfrenta obstáculos:
“Não tem como o Musk criar um partido político viável. O sistema bipartidário dos Estados Unidos é extremamente forte.”
Segundo ele, o partido libertário americano já existe e tem uma agenda semelhante à que Musk propõe, mas nunca ganhou tração suficiente:
“O partido libertário nunca conseguiu decolar. Pode até ter uma base pequena, mas não teria força para disputar poder real.”
Guga citou ainda casos como o de Bernie Sanders, que se apresenta como independente, mas atua alinhado ao Partido Democrata:
“Na prática, mesmo quem é independente volta para um dos grandes partidos. A estrutura é muito sólida.”
LEIA TAMBÉM:
Kim Jong-un se emociona em homenagem a soldados da Coreia do Norte mortos na guerra
Rússia manda ‘Jesus da Sibéria’ para campo de prisioneiros por causar prejuízos a seus seguidores
Justiça da Argentina decide que decreto de Milei que limitava direito a greve é inconstitucional
source
Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 3 de julho de 2025 - 18:01

LEIA MAIS