A Copa do Mundo de Clubes terá pelo menos um finalista da Europa. Nesta terça-feira (1º), na disputa pela última vaga nas quartas de final, o Borussia Dortmund eliminou o Monterrey, com uma vitória por 2 a 1, e se juntou a Real Madrid, Paris Saint-Germain e Bayern de Munique em um dos lados do chaveamento.
Na sequência do torneio disputado nos Estados Unidos, a equipe aurinegra enfrentará o clube espanhol. Na temporada 2023/24, os dois times decidiram o título da Champions League, em Wembley, na Inglaterra, e o Real Madrid levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0, gols de Carvajal e Vinicius Junior.
O novo encontro entre Dortmund e Real está marcado para o próximo sábado (5), às 17h (de Brasília), no MetLife Stadium.
Possíveis adversários do vencedor deste embate, Bayern e PSG também já se encontraram em uma final do principal torneio de clubes da Europa, na edição 2019/20. Na ocasião, a equipe francesa chegou à decisão pela primeira vez, mas perdeu por 1 a 0, em resultado que garantiu ao time alemão sua sexta taça do certame.
No Mundial, ainda é possível haver uma decisão exclusivamente europeia. Para isso, o Chelsea precisará passar pelo Palmeiras nas quartas de final e depois superar o vencedor do duelo entre Fluminense e Al Hilal.
O domínio europeu em um dos lados do chaveamento começou a ser definido pelo Dortmund no primeiro tempo do duelo com o Monterrey, quando o time abriu dois gols de vantagem, com guineano Guirassy, aos 14 e aos 24 minutos.
Depois do intervalo, no entanto, o time mexicano conseguiu reagir e descontou logo aos três minutos, com um gol de Berterame.
O gol motivou o Monterrey, que passou a dominar as ações do jogo e ser mais presente no ataque. Aos 20 minutos, quase chegou ao empate quando Corona marcou após um contra-ataque. O lance, no entanto, rapidamente foi anulado por impedimento, apontado pelo sistema automático para verificar este tipo de jogada.
Na metade final do segundo tempo, o time mexicano continuou buscando o empate, mas o Dortmund conseguiu se recuperar na partida para segurar sua vitória até o fim.