Lula nunca retomou o apoio que já teve do setor. Tanto nas eleições de 2022 quanto nas pesquisas de popularidade, seu desempenho é sempre baixo nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, onde o agronegócio predomina.
Depois da cutucada, Lula disse que “devemos muito à agricultura brasileira”. “O Brasil está virando o grande celeiro do mundo”, completou.
O governo irá lançar o Plano Safra e chamado Safrinha, voltado para a agricultura familiar, no início da semana que vem. O presidente prometeu recorde de investimento pelo terceiro ano seguido. No ano passado, promoveu a liberação de R$ 475,56 bilhões para os produtores rurais, 9,1% acima dos R$ 435,8 bilhões de 2023.
“Ao mesmo tempo que a gente vai fazer o maior crédito para o grande [produtor], a gente vai fazer também o maior crédito para o pequeno”, prometeu Lula a uma plateia com maioria de pequenos produtores. O presidente foi a Araguatins, no norte do Tocantins, para assinar um acordo de cessão e regularização fundiária de 1,9 milhão de hectares da União para a reforma agrária.