A concessionária Nova Rota do Oeste informou que o número de mortes na BR-163/364 baixou 19% de Janeiro a até o final Outubro em comparação ao mesmo período de 2023.
Foram 92 atendimentos com óbitos ante aos 119 casos no ano passado. As colisões frontais, laterais e traseiras são apontadas como os tipos de ocorrências mais letais no trecho de 850 km sob concessão, de Itiquira a Sinop. A redução de feridos é de 14%.
O estudo da concessionária mostra ainda que o trecho de 86 quilômetros de Diamantino (Posto Gil) a Nova Mutum, onde iniciaram as obras em 2023 e cerca de 30 km estão duplicados, teve redução de 84%. De janeiro a outubro do ano passado, houve 19 mortos.
No mesmo período deste ano, foram três. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.
O diretor de Operação e Tecnologia, Wilson Ferreira, considera como fatores relevantes a redução a retomada da duplicação da BR-163 e as ações de conscientização no trecho sob concessão, especialmente as realizadas com a participação da Polícia Rodoviária Federal.
“Embora o trecho mencionado represente apenas uma amostragem dos casos atendidos na rodovia, o monitoramento demonstra uma redução importante. Ainda assim, a segurança viária envolve muitos outros elementos e a participação do motorista, por meio da prática de direção defensiva e respeito à legislação, é sempre um fator indispensável”.
“Acreditamos que temos um motorista mais consciente sobre a importância da direção defensiva e da manutenção do veículo, por meio da campanha Pare Pela Vida, que faz uma abordagem humanizada dos condutores e aponta inloco todos os problemas existentes nos veículos, especialmente relacionados aos freios. E em Sinop, onde as colisões traseiras são muito recorrentes, temos a ação Dois Pontos, que orienta sobre a distância mínima a se trafegar do veículo à frente”, explica, através da assessoria.
Fonte: Só Noticias