O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), disse que transformadores de energia corriam risco de explosão e, por isso, foram submetidos à manutenção no município.
O reparo deixou os moradores preocupados, já que, que inicialmente, a energia precisaria ser desligada entre 19h e 2h.
O desabastecimento só foi evitado após a chegada de um Transformador Móvel e outras medidas emergenciais. “De sexta-feira para cá, nós conseguimos uma unidade móvel de transformação que chegou aqui na sexta-feira e através de um contato em Brasília com o ministro Alexandre de Moraes, via senador Jayme Campos, obtivemos autorização para uma sobrecarga no sistema pela Eletrobras e Operador Nacional do Sistema Elétrico”, explicou Lafin. “A crise era real, mas conseguimos ações conjuntas para minimizar os prejuízos à população”, acrescentou.
A manutenção do transformador começou no domingo (22/09), após a identificação do problema técnico que poderia causar sua explosão.
O processo emergencial foi ativado, incluindo a instalação de uma subestação móvel da Energisa para reforçar a capacidade da subestação da Eletronorte em Sorriso e o aumento em 8% da capacidade de transmissão da subestação interligada da Eletronorte na região Norte.
No entanto, na noite de domingo, alguns moradores da região da Rota do Sol relataram quedas pontuais de energia. Contudo, o fornecimento foi rapidamente restabelecido. “Bom deixar claro que pode sim haver algumas quedas, mas a Energisa está monitorando isso para que o mínimo possível seja sentido pela população”, acrescentou o prefeito.
Lafin também fez um apelo à população para economizar energia, até o fim do procedimento. “É complicado pedir em um período tão seco e com fumaça, mas se puderem evitar acender menos lâmpadas, no lugar onde tem 2 ar-condicionado, utilizar um e optar por banhos mais frios, tudo ajuda”, pediu.
Fonte: Gazeta Digital / Allan Mesquita