A primavera se aproxima e com ela um aumento gradual da frequência de eventos de chuva.
Está uma estação de transição para o período mais úmido do ano — o verão. Essa alta na umidade e a massa de ar quente que circula pelo estado trouxe alívio do calor para algumas cidade e já acarretou chuva em alguns municípios como: Brasnorte, Colniza e até Poconé.
Em Cuiabá, assim como a maior parte dos municípios mato-grossenses, a chuva ainda não chegou e o calor intenso ainda predomina.
Mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já alertou para risco de tempestades e a trégua no calor deve chegar para a Capital e outas 71 cidades.
O alerta é amarelo, o que significa chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos que pode variar entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
No entanto, o período de alívio não deve durar muito, confira a previsão para a Capital:
Conforme o Inmet, Segunda-Feira (16/09) deve ser o último dia do alívio breve sentido pelos cuiabanos.
Durante o dia, o céu será coberto com muitas nuvens e as pancadas de chuva deve ser isoladas. Os ventos podem chegar até 15 km/h e temperatura deve variar entre 25 e 36 graus. A umidade do ar também melhora, em relação as últimas semanas, e pode chegar a 55%.
Na Terça-feira (17/09), o céu deve estar repleto de nuvens, mas não deve chover. Mesmo com ventos de até 8 km/h, a temperatura volta a subir, chegando a máxima de 39 graus.
O céu terá poucas nuvens na Quarta-feira (18/09) e, além disso, uma névoa seca volta a pairar no ar. Os ventos chegam a, no máximo, 6 km/h e não há previsão de chuva. Seguindo o ritmo do dia anterior, a temperatura continua subindo e os termômetros podem marcar até 43 °C.
A umidade do ar volta a cair na Quinta-feira (19/09), atingindo no máximo 35%. Com isso, os forte ventos, de até 11 km/h, devem ser secos, mas não chove. Durante o dia o céu deve ser cheio de nuvens e à noite deve permanecer encoberto pela nebulosidade. A mínima é de 29 graus e a máxima de 42 graus.
Finalizando a semana, o céu de Sexta-feira (20/09) deve ter algumas nuvens durante o dia e aumentar até o cair da noite, mas ainda sem chuva. A miníma é de 30 graus, mas os termômetros podem marcar até 42 °C.
O período de chuva deve começar “de verdade” em outubro, com a mudança de estação do inverno para a primavera, mas chegará a Mato-Grosso em etapas.
A precipitação deverá chegar primeiro ao oeste do estado, isso deve ser no início do próximo mês. Entre a primeira e segunda quinzena deve atingir o centro-sul e alcançará por último o nordeste do estado, o que só deve acontecer na segunda metade de novembro.
Em períodos chuvosos, especialmente quando há alerta de tempestade, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O Inmet instrui: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Fonte: GC Notícias